terça-feira, 16 de julho de 2013

O Grupo Obafemi Ajamu Ginga Pura Capoeira Angola Brinco de Ouro, do Mestre Caxambu de Ribeirão Preto-sp. O Acervo de fotos dos grandes Mestres do Samba, representando o Passado, Presente e o Futuro desta Semente Afro-brasileira que brota no Brasil







Dentre todas as versões que contam as histórias do 

nascimento do Samba no Brasil, existe uma unanimidade: 

Hilária Batista de Almeida, com seus três apelidos: Tia Ciata, 

Tia Asseata ou ainda Tia Assiata. Nascida livre em 23 de 

abril de 1854, em Salvador,  foi juntamente com outras tias 

baiana a principal responsável pela desenvolvimento e 

consolidação do samba no Brasil. Foi no quintal da sua casa 

a fonte de inspiração do primeiro samba gravado no Brasil, 

em 1916  - "Pelo Telefone  de Donga e  Mauro de Almeida.

Baiana de Salvador. Cozinheira. Mãe de santo. Partideira e 

animadora cultural. Chegou ao Rio de Janeiro em 1876, aos 

22 anos, indo residir inicialmente na Rua General Câmara 

mudou-se para a Rua da Alfândega e depois para Rua 

Visconde de Itaúna (próxima à Praça Onze), à época local 

conhecido como Pequena África, por conta da forte 

presença de negros baianos no local. Por ser uma mulher 

dinâmica e empreendedora, Ciata logo se destacou entre as 

baianas introdutoras do Samba no Rio de Janeiro, enquanto 

tirava seu sustento da cozinha típica baiana, vendendo 

quitutes em seu tabuleiro, dali passou a promover sessões 

de samba em sua casa




O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades. Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época. Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas. 


O estilo musical que unificou o país e faz parte da 

identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos 

africanos, baianos, indígenas e carioca. 

Nasceu da influência de ritmos trazidos por colonizadores e 

colonizados, ainda na época do Brasil império, e foi 

adaptado principalmente por ex-escravos e membros das 

classes mais baixas para a realidade brasileira.

A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de 

arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio 

de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências 

externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria 

a ser chamada de cultura brasileira.

Este samba , que antigamente era chamado de batuque, 

sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas 

características conhecidas do samba atual. 

Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito 

popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou 

como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao 

Brasil pelos escravizados de origem Bantu.

Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas 

introduzidas pelos sudaneses, a chula.

A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economia 

escravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a 

transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o 

Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a 

abolição da escravatura, os negros começaram seu 

deslocamento em

direção a capital do império, o Rio de janeiro.


O estilo musical que unificou o país e faz parte da 

identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos 

africanos, baianos, indígenas e carioca. 

Nasceu da influência de ritmos trazidos por colonizadores e 

colonizados, ainda na época do Brasil império, e foi 

adaptado principalmente por ex-escravos e membros das 

classes mais baixas para a realidade brasileira.

A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de 

arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio 

de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências 

externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria 

a ser chamada de cultura brasileira.

Este samba , que antigamente era chamado de batuque, 

sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas 

características conhecidas do samba atual. 

Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito 

popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou 

como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao 

Brasil pelos escravizados de origem Bantu.

Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas 

introduzidas pelos sudaneses, a chula.

A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economia 

escravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a 

transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o 

Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a 

abolição da escravatura, os negros começaram seu 

deslocamento em

direção a capital do império, o Rio de janeiro.

O estilo musical que unificou o país e faz parte da 

identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos 

africanos, baianos, indígenas e carioca. 


Nasceu da influência de ritmos trazidos por colonizadores e 

colonizados, ainda na época do Brasil império, e foi 

adaptado principalmente por ex-escravos e membros das 

classes mais baixas para a realidade brasileira.

A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de 

arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio 

de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências 

externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria 

a ser chamada de cultura brasileira.

Este samba , que antigamente era chamado de batuque, 

sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas 

características conhecidas do samba atual. 

Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito 

popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou 

como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao 

Brasil pelos escravizados de origem Bantu.

Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas 

introduzidas pelos sudaneses, a chula.

A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economia 

escravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a 

transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o 

Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a 

abolição da escravatura, os negros começaram seu 

deslocamento em

direção a capital do império, o Rio de janeiro.

 www. Samba-Wikipédia enciclopédia livre-Wikipédia- Wikipédia  


Clementina de Jesus-Wikipédia. a enciclopédia livre



Maria Aparecida Martins-Wikipédia. a enciclopédia livre



Clara Nunes-Wikipédia. a enciclopédia -Wikipédia-Wikipédia



Candeia-Wikipédia. a enciclopédia livre



Cartola ( Compositor )-Wikipédia. a enciclopédia livre


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Adoriran Barbosa- Wikipédia. a enciclopédia livre


Nelson do Cavaquinho- Wikipédia. a enciclopédia livre


João Nogueira- Wikipédia. a enciclopédia livre


Agepê-Wikipédia. a enciclopédia livre




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Jackson do Pandeiro- Wikipédia. a enciclopédia livre




Dicró- Wikipédia. a enciclopédia livre- Wikipédia-Wikipédia


Aniceto do Império- Wikipédia. a enciclopédia livre







Branca di Neve- Wikipédia. a enciclopédia livre


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Jovelina Perola Negra-Wikipédia. a enciclopédia livre



Luis Carlos da Vila-Wikipédia. a enciclopédia livre



Dona Ivone Lara- Wikipédia. a enciclopédia livre



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Beth Carvalho- Wikipédia. a enciclopédia livre


Jair Rodrigues - Wikipédia. a enciclopédia livre


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