Dentre todas as versões que contam as histórias do
nascimento do Samba no Brasil, existe uma unanimidade:
Hilária Batista de Almeida, com seus três apelidos: Tia Ciata,
Tia Asseata ou ainda Tia Assiata. Nascida livre em 23 de
abril de 1854, em Salvador, foi juntamente com outras tias
baiana a principal responsável pela desenvolvimento e
consolidação do samba no Brasil. Foi no quintal da sua casa
a fonte de inspiração do primeiro samba gravado no Brasil,
em 1916 - "Pelo Telefone de Donga e Mauro de Almeida.
Baiana de Salvador. Cozinheira. Mãe de santo. Partideira e
animadora cultural. Chegou ao Rio de Janeiro em 1876, aos
22 anos, indo residir inicialmente na Rua General Câmara
mudou-se para a Rua da Alfândega e depois para Rua
Visconde de Itaúna (próxima à Praça Onze), à época local
conhecido como Pequena África, por conta da forte
presença de negros baianos no local. Por ser uma mulher
dinâmica e empreendedora, Ciata logo se destacou entre as
baianas introdutoras do Samba no Rio de Janeiro, enquanto
tirava seu sustento da cozinha típica baiana, vendendo
quitutes em seu tabuleiro, dali passou a promover sessões
de samba em sua casa
O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades. Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época. Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas.
O estilo musical que unificou o país e faz parte da
identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos
africanos, baianos, indígenas e carioca.
Nasceu da influência de ritmos trazidos por colonizadores e
colonizados, ainda na época do Brasil império, e foi
adaptado principalmente por ex-escravos e membros das
classes mais baixas para a realidade brasileira.
A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de
arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio
de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências
externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria
a ser chamada de cultura brasileira.
Este samba , que antigamente era chamado de batuque,
sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas
características conhecidas do samba atual.
Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito
popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou
como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao
Brasil pelos escravizados de origem Bantu.
Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas
introduzidas pelos sudaneses, a chula.
A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economia
escravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a
transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o
Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a
abolição da escravatura, os negros começaram seu
deslocamento em
direção a capital do império, o Rio de janeiro.
O estilo musical que unificou o país e faz parte da
identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos
africanos, baianos, indígenas e carioca.
Nasceu da influência de ritmos trazidos por colonizadores e
colonizados, ainda na época do Brasil império, e foi
adaptado principalmente por ex-escravos e membros das
classes mais baixas para a realidade brasileira.
A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de
arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio
de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências
externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria
a ser chamada de cultura brasileira.
Este samba , que antigamente era chamado de batuque,
sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas
características conhecidas do samba atual.
Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito
popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou
como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao
Brasil pelos escravizados de origem Bantu.
Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas
introduzidas pelos sudaneses, a chula.
A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economia
escravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a
transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o
Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a
abolição da escravatura, os negros começaram seu
deslocamento em
direção a capital do império, o Rio de janeiro.
O estilo musical que unificou o país e faz parte da
identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos
africanos, baianos, indígenas e carioca.
colonizados, ainda na época do Brasil império, e foi
adaptado principalmente por ex-escravos e membros das
classes mais baixas para a realidade brasileira.
A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de
arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio
de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências
externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria
a ser chamada de cultura brasileira.
Este samba , que antigamente era chamado de batuque,
sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas
características conhecidas do samba atual.
Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito
popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou
como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao
Brasil pelos escravizados de origem Bantu.
Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas
introduzidas pelos sudaneses, a chula.
A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economia
escravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a
transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o
Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a
abolição da escravatura, os negros começaram seu
deslocamento em
direção a capital do império, o Rio de janeiro.
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